29 de abril de 2015

Como estou aprendendo japonês

Postado por | |
Como eu estou aprendendo japonês
Imagem: (x)
Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Há algumas semanas, eu finalmente comecei a correr atrás de uma coisa que queria há muito tempo, que é aprender um pouco de japonês. Eu sempre gostei de animes, mangás e j-music e tinha vontade de entender aquilo tudo sem precisar de legendas ou traduções. Muita gente se espanta quando digo que quero aprender o nihongo, por achar difícil, mas quanto mais eu estudo mais eu percebo que é um idioma simples.

Não sei formar frases nem sei o significado de muitas palavras, até porque estou focando mais no hiragana e nos kanjis. Mas sinto que estou tendo uma certa evolução, mesmo estudando pouco. Nesse post - e em muitos que virão ;) - eu vou explicar direitinho como estou aprendendo o japonês e dar dicas para quem também quer seguir esse caminho. Vamos começar?

Aplicativos

Eu uso muitos apps para várias coisas, e felizmente existem aplicativos incríveis para aprender japonês. O meu favorito de todos é o Obenkyo, que traz os silabários hiragana e katakana, além dos kanjis separados por níveis, e também muuuitos exercícios para você praticar o que aprendeu. Foi graças a ele que finalmente aprendi os números, e agora estou aprendendo o hiragana. Esse app é grátis para Android, para iOS eu não encontrei.

Apostilas e Sites

Hoje em dia com a internet é muito fácil encontrar materiais de estudo, eu tenho vários PDFs salvos no meu PC e minha barra de favoritos está recheada de sites super úteis. Aqui alguns links:

Nihongo Brasil - site com lições e muito material de estudo, incluindo áudios, e em português!
Japanese from zero! - site bem completo com lições e material de estudo, mas em inglês.
Nihongo Gakkou - blog brasileiro sobre o Japão em geral, e com várias lições sobre o idioma japonês.
Japanese Grammar Guide - uma apostila em PDF super-completa com gramática, silabários, verbos, regras, etc. Está em inglês.

Prática!

Tudo que a gente estuda a gente tem que praticar senão esquece. Foram muitas as vezes que copiei frases em japonês, deixei para lá e hoje não lembro de nenhuma (risos). Mas como praticar se não temos ninguém para conversar conosco? Com músicas, animes, doramas, textos... Eu gosto de escutar muitas bandas japonesas, como The GazettE, Nightmare, Kalafina, Kanon Wakeshima e vários outros. Em sites como o Letras.mus.br você encontra as traduções e até mesmo a versão em kanji de algumas músicas. É muito bom para aprender a pronunciar as palavras, e é divertido! 

Essas foram as minhas dicas, que eu uso e têm dado certo. Em breve trago mais novidade sobre a quantas anda meu aprendizado, e mais maneiras de como aprender. Ah, se você também tem alguma dica legal, não esquece de deixar aqui nos comentários ok?

Beijos, e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários moderados, ou seja: não insulte ninguém.

Layout e desenvolvimento por Karina Barros. Não copie nem se inspire!